segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bulldog Francês e sua Saúde

Saber os sinais de que as coisas não vão bem, quando chamar o veterinário, noções básica de enfermagem canina, pode ajudar seu frenchie a permanecer saudável.
O Veterinário: Seu melhor Amigo

Não espere até que seu cão fique doente para escolher um veterinário. Considere disponibilidade, atendimento de emergência, custos, comunicação, e experiência com franceses, bulldogs, ou cães de face achatada. Lembre-se, como dono você será o elo entre seu frenchie e o veterinário, e deverá interpretar seu comportamento e sinais físicos.






Mudanças:
  1. Comportamento: Geralmente deitam curvados, escondem-se e permanecem quietos quando não estão se sentindo bem. Irritabilidade, insônia e tremor podem indicar dor. Cães com dor abdominal esticam-se. Se com dificuldade respiratória, não deitam e permanecem com a cabeça levantada. Letargia é o sinal mais comum de doença, e inclui diversas causas (infecção, anemia, problemas circulatórios, dor, náuseas, envenenamento, perda de visão, neoplasia maligna, doenças metabólicas, etc...). Já a confusão, deve ser considerada sempre como emergência.
  2. Atividades fisiológicas: Falta de apetite, sede, mudança no hábito de urinar, no hábito intestinal,  frequentemente indica doença. O apetite exagerado pode indicar desordem metabólica. Sede exagerada com urina em excesso pode indicar doença renal, infecção urinária ou diabetes. Dor ao urinar, sangue na urina podem indicar cálculos renais e a anúria é sempre uma emergência.
Sintomas: Quando devo preocupar?
  1.  Vômito: Se repetidos, logo após ingestão pode indicar estenose de esôfago. Se após a digestão pode indicar envenenamento, obstrução e muitos outros problemas. Consulte um veterinário imediatamente se o vômito tiver aspecto de fezes ou sangue, se for acompanhado de dor ou febre, e se persistir.
  2. Diarréia: Pode resultar de estress, mudança na dieta ou água, alergia alimentar, parasitas intestinais, infecções, envenenamento, entre muitas doenças. Se persistir, for sanguinolenta, acompanhada de vômito, febre, requer um veterinário.
  3. Tosse: NUNCA deixe seu frenchie sozinho em casa sem restringir sua área, certifique-se de que não há nada pequeno o suficiente para ser engolido por perto, bem como sacolas, fios elétricos ou quasiquer objetos que possam oferecer riscos. A tosse pode ser causada por corpo estranho, problemas na traquéia, tumores, infecções, doenças cardíacas, entre outras. Toda tosse que persiste, acompanhada ou não de fraqueza e dificuldade respiratória requer um exame veterinário
Sinais: O que observar?
  1. Boca: Hidratação, dentes e cor de mucosas;
  2. Nariz: Ressecamento, obstrução, respiração;
  3. Olhos: Vermelhidão, lacrimejamento, secreção;
  4. Orelhas: Infecção, secreção, parasitas
  5. Patas: Edema;
  6. Pele: Parasitas, alergias, infecções. Nódulos requerem exame veterinário sempre. Frenchies de cores claras são mais susceptíveis à doenças de pele.
  7. Genitais: Irritação, parasitas, lambidas excessivas no local;
  8. Temperatura: Retal, deve preferencialmente ser verificada no veterinário. Varia de 38.3 a 38.8 ºC.
  9. Pulso: Deve ser visto na arteria femoral e no frenchie varia de 70 a 120 bpm.
Saúde do Bulldog Francês
Alguns problemas são hemivertebra (12%); palato mole alongado (8%); narinas estenóticas (6%); dermatite atópica (6%); displasia de quadril (4%); degeneração de disco vertebral (4%); As porcentagens são uma estimativa, baseadas em amostras pequenas. Problemas de coluna e síndrome braquicefálica são os problemas mais frequentes e serão explicadas detalhadamente no próximo post.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário