quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bulldog Francês e seus problemas de saúde

Coluna:
     De acordo com sua estrutura estão propensos `a hemi vertebra e degeneração discal. Acontece com frequência em vertebras torácicas (T9-T11), pode até levar à compressão de raízes nervosas; o que pode exigir cirurgia para prevenir paralisias. Degeneração de disco intra vertebral pode ser evitada, se diminuído o estresse sobre a coluna, como a obesidade e exercícios vigorosos. Sinais de herniação discal: depende do local e severidade, varia desde dor, choro e até paralisia. A dor pode ser aliviada com medicações e repouso enquanto que a cirurgia pode ser necessária. 


Síndrome Braquicefálica:
     Consiste em um grupo de anormalidades anatômicas, fazendo com que o cão tenha com frequência respiração bucal, roncos, e até insuficiência respiratória. Pode ser corrigido cirurgicamente em alguns casos. 


Outras questões de saúde

     Problemas de coluna e síndrome braquicefálica são os proncipais mas lembre-se: Existem muitos outros problemas de saúde nestes pequenos, citados abaixo e em todos os casos a avaliação veterinária é necessária. São eles: luxação patelar; displasia de quadril; colite ulcerativa; doença de von willebrand; megaesôfago; problemas oftalmológicos. 


DICAS PARA ADMINISTRAR MEDICAMENTOS EM CÃES


  1. Para dar comprimidos, pode colocá-los num cream cheese por exemplo, e vê-lo comer para ter certeza de que foi engolido;
  2. Para líquidos, coloque a medicação na boca do cachorro em espere até que engula, com cuidado para não aspirar a medicação;
  3. Sempre termine o curso completo prescrito pelo veterinário;
  4. Nunca dê medicação humana, a menos que tenha sido prescrita pelo veterinário, pois as doses são diferentes e algumas medicações podem ter efeitos colaterais em cães, diferentes dos efeitos em humanos. 

Em nosso próximo post abordaremos o envelhecimento da raça ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário