quarta-feira, 29 de maio de 2013

Viagem para a Alemanha



Boa Noite Colegas!!! Este post será baseado nas férias em que escolhi a alemanha como destino, em forma de entrevista vou falar sobre a minha experiência e amanhã posto o roteiro da viagem de 28 dias que fiz para lá (e ainda foi pouco para conhecer tudo).

A escolha pela alemanha foi porque me interessei pela cultura, pela história e beleza desse país.

A cultura alemã é riquíssima. Os alemães são pessoas muito corretas, justas com o próximo, que seguem estritamente leis e respeitam regulamentos. Também são um povo alegre, acolhedor, amam o verão e estão sempre procurando um lugar ao sol literalmente, em jardins lindos, em cafés, em passeios de barco pelos rios, em lagos e também nas praias ao norte do país. As opções de lazer são várias: shows, exposições de arte, museus, passeios, vida noturna agitada. O que mais me encantou foi a arquitetura, que é maravilhosa. Visitar construções medievais, igrejas, castelos, hospitais antigos, viver a história das guerras não tem preço.

Para quem nunca teve contato, alemão é uma língua complicada, fiz algumas aulas antes de viajar, mas usei muito mais o inglês e um pouco de espanhol. Os alemães falam inglês como segunda língua sem problemas, em qualquer lugar. Embora seja uma língua difícil ao primeiro contato, é semelhante ao inglês, e fácil de assimilar. A minha maior dificuldade foi em relação aos meios de transporte, pois tudo é automatizado (a compra de tickets para o metrô, para o ônibus, por exemplo) e em relação aos cardápios de restaurantes, todas as informações estão em alemão. Todavia, nos pontos turísticos principais, existem informações em até 5 línguas, escritas, em áudio, e até com guias, normalmente em alemão, inglês, espanhol, francês e russo, entre outras, ocasionalmente.

O que chama a atenção é que os alemães tomam cerveja todos os dias, antes do jantar é sagrado. As pessoas passam no supermercado no meio da tarde, compram cerveja e sentam-se em jardins para conversar, tomar sol e cerveja.  E lá tem cerveja de todo tipo, de frutas, com vodka etc... Eles também fazem muito churrasco, mas é feito com salsicha e pão. Chama-se bratwursts. A receita dessa salsicha data de 1404, sendo historicamente o primeiro alimento no mundo com recomendações de padrão de qualidade e certificado da vigilância sanitária. O pão é apenas um detalhe para segurar a salsicha. Outro ponto que achei interessante é que os cães alemães são conhecidos por serem os cães mais bem adestrados do mundo, devido ao alemão ser uma língua muito dura, e é comum ver cães cuidando de crianças em parques e como guias para deficientes visuais em metrôs, entre outros lugares públicos. O detalhe é que raramente usam coleira.

Como fui apenas passear, precisei do passaporte, passagem de ida e de volta, e levei uma carta em alemão explicando onde eu me hospedaria naquele mês e porquê eu estava lá. Na entrevista com a polícia alemã eu disse onde ficaria e por quanto tempo. Foi tranqüilo. Valeu a pena e eu recomendo, foi uma experiência única, pra vida inteira! A alemanha é fantástica!!!

E não esqueçam que amanhã tem post do roteiro com muitas fotos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário